Energia solar supera petróleo na China e pode atingir 27 exajoules de eletricidade. Com este marco histórico, o país deixa os EUA para trás e se torna líder no segmento.
O Gás e o petróleo impulsionaram mais de cem anos de desenvolvimento econômico e industrial no mundo, contudo, a demanda por eletricidade de usina solar está crescendo ainda mais rápido com o investimento da China em Energia Verde. Sete gigantes empresas de energia solar na China estão gerando energia solar suficiente para superar as reservas energéticas das sete maiores empresas de petróleo. A maior delas, Tongwei Co., constrói, em um ano, painéis solares suficientes para abastecer toda a Itália. Confira como a energia solar está superando o petróleo.
Energia solar supera petróleo e pode atingir 27 exajoules de energia
O custo da energia solar caiu drasticamente nos últimos 20 anos e a pesquisa sobre a eficiência de uma usina solar percorreu um longo caminho ao mesmo tempo. É comum observar as tendências e concluir que a energia solar supera petróleo e se tornará a principal fonte de energia nos próximos cem anos. A simplicidade, durabilidade, baixo custo e alta eficiência da energia solar já a tornam uma escolha evidente. E à medida que continua a melhorar, sua popularidade só tende a crescer.
Segundo um relatório da Bloomberg, os sete maiores gigantes do setor de petróleo (Exxon, Shell, Chevron, TotalEnergies, BP, ConocoPhillips e Eni) extraem cerca de 40 exajoules de energia petrolífera por ano, equivalente a aproximadamente 18 milhões de barris por dia. Quando comparamos isso com os exajoules de eletricidade produzidos pelas sete maiores empresas de energia solar da China, a diferença não parece tão impressionante.
No entanto, é importante considerar que a maior parte da energia do petróleo é perdida como calor e ruído. Ademais, a produção de energia vitalícia de um painel solar não é considerada, apenas o que ele produz em um ano. A maioria dos painéis solares de uma usina atual tem uma garantia de 25 anos, enquanto o petróleo e o gás extraídos este ano serão consumidos em um ou dois meses e desaparecerão para sempre.
Usando uma métrica de produção conservadora, os painéis solares de uma única usina em 2024 contribuirão com cerca de 27 exajoules de eletricidade para a rede. Em comparação, o petróleo e o gás extraídos pela Exxon este ano representarão apenas seis exajoules. Na verdade, a energia combinada de todos os sete maiores produtores de petróleo será menor do que a produção solar de longa duração da Tongwei.
Fonte: Histórico! Energia solar desbanca petróleo pela primeira vez; uma única usina já é suficiente para abastecer toda a Itália por um ano! – CPG Click Petroleo e Gas